Mais de 400 animais adotados em Maricá: gestão Quaquá intensifica ações de proteção animal

Jefferson Lemos
A 8ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada no último sábado (19/07), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, resultou em mais 30 adoções (Thamy Mello/PMM)

A cidade de Maricá vive um marco na causa animal. Em apenas sete meses, mais de 400 cães e gatos abandonados encontraram um novo lar graças às campanhas promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal. A 8ª edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada no último sábado (19/07), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, resultou em mais 30 adoções e reforçou o compromisso da gestão municipal com o bem-estar dos pets.

Adoção com responsabilidade

A feira, que ocorre quinzenalmente, reúne protetores independentes e cidadãos que disponibilizam animais resgatados. Todos os pets passam por vermifugação e, se adultos, são castrados antes da adoção. Filhotes adotados têm castração garantida a partir dos seis meses de idade. A próxima edição está marcada para o dia 26 de julho, no Barroco, em Itaipuaçu.

Prefeitura de Maricá intensifica resgate de animais silvestres em áreas urbanas

Castração Solidária supera expectativas

Simultaneamente à feira, a quadra ao lado do campo de Inoã recebeu a triagem para o projeto Castração Solidária. A ação, que inicialmente oferecia 100 vagas, precisou ampliar para 120 devido à alta demanda da população. Os animais passaram por exames pré-operatórios e, se aptos, serão encaminhados para clínicas credenciadas para o procedimento gratuito.

O secretário Robson Teixeira da Silva, o “Robgol”, celebrou o sucesso da iniciativa: “A castração não só evita a reprodução descontrolada, como também previne doenças. A adesão da população mostra que estamos no caminho certo”.

Equoterapia muda vidas em Maricá: tratamento com cavalos transforma a realidade de crianças e jovens com deficiência

Prefeito Quaquá reforça compromisso com a causa animal

O prefeito Washington Quaquá tem sido um dos principais apoiadores das políticas públicas voltadas à proteção animal. Recentemente, sancionou a lei que cria a Patrulha Pet, iniciativa que visa combater maus-tratos e ampliar a fiscalização no município. Além disso, anunciou o projeto de um Hospital Veterinário público, fortalecendo ainda mais a rede de cuidados com os animais.

Com ações integradas de adoção, castração e fiscalização, Maricá se consolida como referência em políticas de proteção animal no estado do Rio de Janeiro. Uma cidade que cuida dos seus animais é uma cidade que cuida de todos.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress