A 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo, realizada neste sábado (26) em Sepetiba, foi um marco importante na luta pela inclusão e visibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Organizado pela vereadora Gigi Castilho (Republicanos) e pelo movimento “Rio Avançando e a Gigi Trabalhando”, o evento reuniu moradores, famílias e apoiadores em um gesto de solidariedade e empatia.
Com faixas informativas, cartazes e muita energia, os participantes percorreram as ruas do bairro, promovendo mensagens de respeito, acolhimento e conscientização sobre o autismo.
Gigi Castilho: ‘Trabalhando, poderemos transformar realidades’
A caminhada também contou com espaço sensorial para quem tem TEA no percurso e a presença de profissionais da área da saúde e educação, que reforçaram a importância de políticas públicas voltadas para o apoio às pessoas com TEA e suas famílias.
A vereadora Gigi Castrilho destacou em seu discurso a relevância de ações como essa para construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
“Hoje foi um dia histórico para Sepetiba, pois vivemos um momento único e emocionante. Gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão às mais de mil pessoas que participaram da primeira caminhada de conscientização do autismo e a importância da inclusão na sociedade”, disse a vereadora.
O evento foi um sucesso e deixou um legado de união e esperança para a comunidade de Sepetiba. Que essa seja a primeira de muitas iniciativas em prol da conscientização e inclusão no bairro!
“Cada passo dado hoje é um passo em direção a um futuro onde todos sejam respeitados e tenham suas necessidades atendidas. Seguiremos juntos, levando adiante essa missão de amor, empatia e inclusão”, concluiu Gigi.