Recuperação de 17 mil metros de tubulações leva água tratada e regular a 50 mil moradores da cidade da Baixada Fluminense
A realidade de cerca de 50 mil moradores de Duque de Caxias mudou para melhor. O motivo: a recuperação de 17 mil metros de tubulações agora garante água tratada com regularidade em casas e estabelecimentos comerciais de sete bairros. O trabalho, segundo a Águas do Rio, representa um avanço no plano de universalização do abastecimento na cidade da Baixada Fluminense. Bairros como Jardim Gramacho, Vila São Luís, Sarapuí, Doutor Laureano, Vila Operária, Beira-Mar e Parque Duque foram diretamente beneficiados pela ação, que incluiu manutenções e novas ligações no sistema para assegurar um fornecimento contínuo e de qualidade.
A reativação da rede representa uma verdadeira mudança para famílias como a de Zely Fontes, moradora da Rua Prudente de Moraes, na Vila São Luís. Por mais de 25 anos, ela enfrentou dificuldades com o fornecimento de água, que era escasso em sua casa. A situação melhorou um pouco quando conseguiu comprar uma caixa d’água, mas ainda dependia de caminhão-pipa. Agora, com as obras concluídas, a água finalmente chega diretamente às torneiras.
João Pedro Andrade, coordenador de Operações da Águas do Rio, destaca que essa iniciativa faz parte de um plano maior da concessionária, que tem investido e em obras e na modernização de sistemas.
“Nosso objetivo é levar saúde e qualidade de vida aos moradores, oferecendo acesso ao saneamento básico, algo fundamental para a dignidade das famílias e para o desenvolvimento do município”, afirma Andrade.
Trinta e seis mil pessoas com água pela primeira vez
Neste novembro, a Águas do Rio completa três anos de operações em 27 cidades fluminenses. E desde que assumiu os serviços de água e esgoto em Duque de Caxias, a empresa já implantou e substituiu aproximadamente 100 km de redes de água em toda a cidade. Graças a esse esforço, mais de 36 mil caxienses receberam água tratada e regularizada pela primeira vez, o que reflete o compromisso da companhia com a transformação da realidade local.
Além disso, a concessionária está instalando oito estações elevatórias de água, equipamentos que bombeiam a água de um ponto mais baixo para um até mais elevado. Isso vai beneficiar diretamente 108 mil pessoas em áreas mais altas, como nos bairros Centro, Centenário, Vila São Luís e Jardim Primavera, fortalecendo a rede de abastecimento nessas regiões.