Pesquisa da Febraban mostra aumento do pessimismo em relação ao governo Lula

Jefferson Lemos

Lá vem o Brasil descendo a ladeira. A mais recente pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta crescimento no número de brasileiros que acham que o País vai cada vez mais de mal a pior no governo Lula. Em dezembro do ano passado, 59% acreditavam que o Brasil melhoraria em 2024. Um ano depois, o número de otimistas caiu para apenas 49%, ou seja, menos da metade da população acredita que 2025 será melhor.

Em relação a outubro deste ano, quando os mesmos 49% já acreditavam que a vaca estava indo para o brejo, a percentagem dos entrevistados que disseram que o país irá piorar em 2025 aumentou de 23% para 28% em dezembro, ficando ainda 11 pontos acima do registrado no mesmo período do ano anterior, que registrou 17%.

A pesquisa mostrou ainda que o número de pessoas que acreditam que o país melhorou em 2024 (40%) é menor do que as que afirmam que melhorou em 2023 (49%). Já a percepção de piora do ano corrente em relação ao ano anterior, que era 20% em dezembro do ano passado, cresceu de forma contínua em 2024, alcançando, em dezembro de 2024, 32%, um aumento de 12 pontos em relação a dezembro de 2023.

O levantamento da Febraban, divulgado nesta semana, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil pessoas, nas cinco regiões do país.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress