Após pressão de milhares de pessoas que cobravam das autoridades uma punição exemplar para a mulher que viralizou na internet em vídeo onde aparece matando com um tiro de espingarda uma jovem onça-parda, ela finalmente foi encontrada pelo Ibama e identificada como Eula Pereira da Silva, de 32 anos. Moradora de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, a mulher passava férias no Piauí. Maldade, covardia e atrocidade foram algumas palavras que usuários das redes sociais usaram para descrever a cena violenta e brutal que causou revolta e indignação nas redes sociais. Muitos internautas clamaram por sua prisão.
Segundo o Ibama, o crime foi cometido no último dia 16, durante uma caçada em Alto Longá, numa região de caatinga, onde moram os pais da atiradora. Ela o pai e uma irmã participavam da caçada quando avistaram o animal no alto de uma árvore.
Após ser alvejada, a onça caiu e foi atacada brutalmente pelos cães da família. Como se não bastasse, ainda foi brutalmente espancada a pauladas pelo pai da atiradora, enquanto a irmã filmava a cena cruel. As imagens mostram que nem os cachorros da família escaparam das pauladas desferidas pelo homem. A arma foi encontrada pelo Ibama no sítio da família e apreendida. Os cães também foram levados e colocados para adoção.
Ao Ibama, a mulher alegou que atirou para afugentar o animal, não para matá-lo, diferente do que mostram as imagens, onde ela comemora, inclusive, o disparo certeiro ao lado da irmã, de 27 anos. A mulher disse ainda que o pai, de 73 anos, vinha reclamando de animais sendo mortos por onça.
De acordo com o Ibama, Eula não foi presa, mas acabou multada em R$ 20 mil. Destes, R$ 5 mil foi pela morte do animal, limite estipulado pela legislação ambiental. O restante do valor é por crimes de abuso, caça irregular e maus tratos a animais, pelos cães que estavam com ela. O pai e a irmã também foram multados no mesmo valor pelos mesmos crimes. Segundo o portal Metrópoles, Eula trabalha por conta própria na área de estética em Jacarepaguá e já recebeu bolsa família. A irmã, segundo o portal, ainda recebia o benefício no ano passado.
Quem critica deveria pensa nos prejuízo da fazenda tbm sei q e erado mata mais se tá contante mente na fazenda dando prejuízo tem q tira ou vcs críticos vam paga os prejuízo?