A cidade de São Gonçalo vive um momento histórico de requalificação urbana e ambiental. A Prefeitura, em parceria com a Secretaria Estadual das Cidades e a concessionária Águas do Rio, avança com força total nas obras do MUVI – Mobilidade Urbana Verde Integrada, o maior projeto de mobilidade da história do município, com investimento de R$ 287 milhões.
Intervenções no trecho 2 do MUVI e instalação de sistema de coleta em tempo seco
Nesta quinta-feira, a Secretaria de Meio Ambiente e Transportes iniciou o reforço no monitoramento viário no trecho 2 do corredor MUVI, na altura do bairro Paraíso. As ruas Francisco Portela e Comandante Ari Parreiras estão recebendo obras da Águas do Rio, que instala o sistema de coleta em tempo seco (CTS) na bacia do Rio Imboaçu.
Prefeitura de São Gonçalo lança ofensiva para divulgar descontos na quitação de dívidas
As intervenções são realizadas em módulos, com interdições parciais de apenas uma faixa de rolamento, sem necessidade de desvios no trânsito. A sinalização é reforçada pela própria concessionária, garantindo segurança aos motoristas.
Impacto ambiental positivo: menos esgoto na Baía de Guanabara
O sistema CTS tem potencial para evitar o lançamento de 12 milhões de litros de água contaminada com esgoto por dia na Baía de Guanabara — o equivalente a cinco piscinas olímpicas diárias. A iniciativa beneficia diretamente mais de 130 mil moradores da região da bacia do Imboaçu, contribuindo para a recuperação dos corpos hídricos da cidade.
Clínica da Criança revoluciona atendimento infantil em São Gonçalo com 16 especialidades médicas
Obras subterrâneas e preservação da infraestrutura revitalizada
As intervenções ocorrem em áreas já revitalizadas pelo MUVI, com operações subterrâneas e métodos não destrutivos. Trechos do corredor viário e da ciclovia que forem afetados serão refeitos pela própria Águas do Rio, sob acompanhamento técnico da Prefeitura.
MUVI: 18 km de transformação urbana
O MUVI prevê um corredor viário com 18 km de extensão, ligando Neves a Guaxindiba, com 32 estações, pistas preferenciais para ônibus e ciclovias. Os trechos 1 e 2 já estão prontos; os trechos 3, 4, 5 e 6 seguem em obras. No trecho 4, por exemplo, no bairro Estrela do Norte, já foram instalados tubos de mil milímetros para drenagem e a pavimentação está em fase final.