O incêndio no apartamento da atriz Maíra Charken, de 46 anos, trouxe à tona o risco dos aluguéis por aplicativos como Airbnb e o Booking para proprietários dos imóveis e também seus vizinhos. De um lado, a pessoa que alugou imóvel cobra da atriz o prejuízo que teve. De outro, vizinhos que também tiveram seus imóveis atingidos pelas chamas exigem indenização. Isso sem falar que a atriz terá que recuperar o seu próprio apartamento.
O risco do aluguel por temporada para os moradores de imóveis no Rio
Envolto em polêmicas, aluguel por aplicativos terá restrição e imposto
Câmara do Rio debate no próximo dia 7 a falta de segurança nos aluguéis por plataformas digitais
Após o fogo destruir parte do imóvel da atriz neste sábado (29), Maíra Charken veio a público aos prantos, em suas redes sociais, para
dizer que não estava no apartamento no momento do incêndio, que aconteceu por volta das 10h. Ela também revelou que o imóvel, na Zona Sul do Rio, havia sido alugado através de uma plataforma.
“Meu apartamento de Ipanema que estava com Airbnb, ele simplesmente hoje pegou fogo. Estava com hóspede lá, mas ninguém machucou, ninguém morreu. Mas o apartamento…”, contou ela.
A atriz também compartilhou um vídeo que mostra uma coluna de fumaça escura saindo pela janela do apartamento.
“Fiquei em choque, como isso foi acontecer?”, questionou, inconsolável. “Não tenho ideia de como vai ser a questão do seguro. Não vi quais foram os estragos. Parece mentira”, declarou bastante preocupada, alegando que precisa do dinheiro do aluguel para complementar seu orçamento.
O fato é que apartamento não é hotel. E, infelizmente, essa realidade às vezes vêm à tona de forma dolorosa.
“Tem muita gente aqui ajudando, mas ainda existem pessoas que se aproximaram de mim e falaram: ‘Como que você vai pagar meu colchão?’. Porque o fogo pegou alguns apartamentos. Estourou o cano e teve muita água indo para outros apartamentos. Os bombeiros também vêm com tudo. Alagou, parou elevador. E as pessoas estão reclamando”, relatou, alegando não querer se fazer de vítima.