Dando sequência à série de entrevistas com os vereadores campeões, que se destacaram de alguma forma nas eleições e que assumirão uma cadeira no Legislativo de suas cidades, o site COISAS DA POLÍTICA traz nesta segunda (2) um bate-papo com Nelsinho Ruas (PL), reeleito para a Câmara Municipal de São Gonçalo. As entrevistas da série serão publicadas na EDIÇÃO ESPECIAL de novembro da REVISTA COISAS DA POLÍTICA.
- Nome completo: Nelson Ruas dos Santos
- Naturalidade: São Gonçalo (RJ)
- Formação: Administração
- Partido: PL
Infraestrutura para a população
Reeleito pelo Partido Liberal (PL) para o seu segundo mandato na Câmara de Vereadores de São Gonçalo, Nelsinho Ruas disse que na próxima legislatura vai dar sequência ao trabalho de levar infraestrutura para a população gonçalense, com obras de drenagem e pavimentação, ações que estão sendo viabilizadas em muitos bairros por conta da parceria entre o governador Cláudio Castro e o prefeito Capitão Nelson.
“Precisamos de recursos públicos bem aplicados, sem desperdícios, e de uma gestão responsável que foque no que realmente importa: saúde, educação e infraestrutura”, destacou.
Sua entrada na vida pública se deveu ao pai, Capitão Nelson, que serviu de inspiração. “Desde muito novo estive envolvido nesse ambiente com a primeira candidatura do meu pai para vereador em 2004. Eu e meu irmão Douglas Ruas (secretário de Estado das Cidades) sempre ajudamos o nosso pai nas suas eleições e vimos de perto como o trabalho bem feito melhora a vida das pessoas”.
Nelsinho Ruas sabia que o desafio de substituir Capitão Nelson na Câmara Municipal não seria fácil, mas o reconhecimento do trabalho desenvolvido em seu primeiro mandato veio através das urnas. Ele recebeu 11.079 mil votos, sagrando-se como o candidato mais votado.
Conservador, Nelsinho Ruas defende um Estado enxuto e eficiente. Ele destaca que São Gonçalo tem um enorme potencial, mas para isso é necessário que seja criado um ambiente propício para o crescimento econômico e o empreendedorismo, onde o setor privado seja incentivado e onde a burocracia seja reduzida.
“Acredito também que a família é o alicerce da nossa sociedade e deve ser respeitada como tal”, declarou. Confira a seguir:
COISAS DA POLÍTICA – O que o levou a entrar para a política? Poderia resumir a sua trajetória?
NELSINHO RUAS – Desde muito novo, estive envolvido nesse ambiente com a primeira candidatura do meu pai para vereador em 2004. Eu e meu irmão Douglas Ruas, sempre ajudamos o nosso pai nas suas eleições e vimos de perto como o trabalho bem feito melhora a vida das pessoas. Sabemos que o vereador é o agente político mais próximo da população e com a candidatura do Capitão Nelson para prefeito em 2020, aceitei o desafio de colocar meu nome à disposição para seguir o trabalho que o meu pai desenvolveu por quase duas décadas no legislativo gonçalense.
Eleito, o desafio que me aguardava era enorme, substituir o Capitão Nelson como vereador não era uma tarefa fácil. Com muito trabalho, parcerias e o apoio do prefeito, conseguimos avançar levando mais dignidade e qualidade de vida para moradores de diversos bairros e nas últimas eleições, fui reeleito com 11.079 mil votos, sendo o mais votado para a próxima legislatura.
COISAS DA POLÍTICA – Quais as principais pautas que pretende trabalhar em seu mandato?
NELSINHO RUAS – Neste meu segundo mandato, vou dar sequência ao trabalho que já vínhamos realizando, para levar infraestrutura para a população gonçalense com obras de drenagem e pavimentação. Ações estão sendo viabilizadas em muitos bairros por conta da parceria entre o prefeito Capitão Nelson e o governador Cláudio Castro. Aproveito também para destacar o trabalho que vem sendo feito pelo meu irmão Douglas Ruas à frente da Secretaria de Estado das Cidades nas obras aqui na nossa cidade e que estão mudando a vida das pessoas, que também tem um importante elo dessa engrenagem, que é o deputado federal Altineu Côrtes, grande defensor do nosso município e um trabalhador incansável no envio de emendas parlamentares que viabilizam muitas ações nas mais diversas áreas para melhorar a vida da população.
Além disso, sempre defendi a bandeira do autismo e fico muito feliz de ser um parceiro de um governo que está na vanguarda sobre esse assunto. Em São Gonçalo, o prefeito Capitão Nelson inaugurou dois Centros de Referências, um no Centro e outro no Gradim, com uma média de 150 atendimentos por unidade e já estamos alinhados com o governo para a construção do terceiro Centro de Referência, que será no Mutondo. Além disso, o Shopping São Gonçalo conta com a Sala Azul e o Partage com a Sala da Inclusão, onde o autista pode se informar sobre o atendimento no município e solicitar a carteirinha para identificação.
Também sou presidente da Comissão de Defesa ao Animal na Câmara. Sei como esse assunto é um grande desafio na cidade. Mas estamos trabalhando para dar mais dignidade ao lado de políticas públicas tocadas pela prefeitura, como a criação do CAVEM, uma unidade especializada no atendimento dos animais.
COISAS DA POLÍTICA – Deixando a política de lado, a que outras atividades costuma se dedicar? O que gosta de fazer, por exemplo, em suas horas vagas ou de lazer?
NELSINHO RUAS – Sempre tento reservar um tempo para estar com a minha família e principalmente com os meus filhos, pois sei que é fundamental ter um suporte emocional forte para encarar as demandas do trabalho e da vida pública. As reuniões em família são momentos preciosos para mim.
COISAS DA POLÍTICA – Diante da polarização que tomou conta do País, de que lado você se considera? Direita ou esquerda? E você avalia que a direita e a esquerda estão cumprindo bem os seus papéis?
NELSINHO RUAS – Direita. São Gonçalo tem um enorme potencial e, para isso, é necessário que a gente crie um ambiente propício para o crescimento econômico, onde o setor privado seja incentivado e onde a burocracia seja diminuída, para que o empreendedorismo cresça.
Acredito também que a família é o alicerce da nossa sociedade e deve ser respeitada como tal. Políticas públicas que fortalecem a estrutura familiar são essenciais para a construção de uma cidade mais justa e unida.
Por fim, sou a favor de um estado mais enxuto e eficiente. Precisamos de recursos públicos bem aplicados, sem desperdícios, e de uma gestão responsável que foque no que realmente importa: saúde, educação e infraestrutura. Acredito que com esses princípios podemos construir uma São Gonçalo mais segura, próspera e justa para todos.