Dando sequência à série de entrevistas com os vereadores campeões, que se destacaram de alguma forma nas eleições e que assumirão uma cadeira no Legislativo de suas cidades, o site COISAS DA POLÍTICA traz nesta quinta (7) um bate-papo com Rafael Satiê (PL), eleito para a Câmara do Rio. As entrevistas da série serão publicadas na EDIÇÃO ESPECIAL de novembro da REVISTA COISAS DA POLÍTICA.
- Nome completo: Rafael Silva Ferreira De Lima
- Ocupação: Diretor de Marketing
- Formação: Superior Incompleto
- Naturalidade: Rio de Janeiro
Foco na fiscalização, educação e economia
Eleito com 13.582 votos para seu primeiro mandato na Câmara Municipal do Rio, Rafael Satiê avisou que a fiscalização será uma das principais pautas de seu mandato. “Alguns dos atuais vereadores se colocaram no papel de inaugurar obras e parabenizar a prefeitura, esquecendo do seu principal papel”, destaca o vereador eleito, informando que estará de olho em toda estrutura do Executivo Municipal. Se prepara Eduardo Paes!
Além de fiscalizar o governo, Rafael Satiê pretende levar para o Legislativo Municipal as pautas ligadas à pátria, família, liberdade e aos costumes. Seu mandato também terá como foco as áreas da educação e da economia.
O vereador eleito disse que vai combater a militância política e a doutrinação imposta por alguns professores: “Escola é lugar de aprender português, matemática, ciências, geografia e outras matérias. Escola não é lugar de falar de sexo e ideologia”, mandou o recado.
Para ajudar a alavancar a economia da cidade Satiê aposta que menos burocracia é mais desenvolvimento. Ele disse que fará propostas voltadas para a desburocratização e focadas em revogar leis que dificultam a abertura de novos negócios. Confira a seguir:
COISAS DA POLÍTICA – O que o levou a entrar para a política? Poderia resumir a sua trajetória?
RAFAEL SATIÊ – O que me levou entrar para a política foi o sentimento de mudança, seguido das ações nas ruas nos anos de 2012 à 2016, que resultaram no impeachment da ex presidente Dilma Rousseff. Ali, surgiu o desejo de lutar por algo novo e ser parte significativa desta mudança. É minha primeira tentativa em um cargo eletivo e, graças a Deus, logramos êxito.
COISAS DA POLÍTICA – Quais as principais pautas que pretende trabalhar em seu mandato?
RAFAEL SATIÊ – Entendo que quatro anos não são suficientes para a mudança profunda que todo nós queremos. Por isso, meu mandato será pautado em três eixos: fiscalização, educação e economia. O papel do vereador é ser um verdadeiro fiscal do povo, mas alguns dos atuais vereadores se perpetuam em seus cargos trocando votos por asfaltos, praças, calçamento e outras demandas que são do âmbito da prefeitura. Em relação à educação, vamos combater a doutrinação nas escolas e lutar para incluir a Educação Financeira na grade escolar. Além disso, por intermédio de indicação legislativa, vamos sugerir ao prefeito a criação do Voucher Educacional, uma bolsa para que os alunos com as melhores notas estudem em escolas particulares de excelência, ampliando suas oportunidades. Já quanto à economia, vamos criar uma Comissão de Desburocratização focada em revogar leis que dificultam a abertura de novos negócios. Também proporemos a redução do ISS para produtos considerados supérfluos, incentivando o consumo e a circulação de dinheiro no município. Além disso, nosso mandato pretende criar polos econômicos dentro das favelas.
COISAS DA POLÍTICA – Deixando a política de lado, a que outras atividades costuma se dedicar? O que gosta de fazer, por exemplo, em suas horas vagas ou de lazer?
RAFAEL SATIÊ – Ter tempo de qualidade com minha família, sem dúvidas é o meu melhor momento. Além disso, servir ao Senhor Jesus em minha igreja local através da música é um grande privilégio. Não existe sensação melhor que estar desfrutando de uma ótima refeição, no seio da sua família. Praticar esporte também é algo que muito me agrada.
COISAS DA POLÍTICA – Diante da polarização que tomou conta do País, de que lado você se considera? Direita ou esquerda? E você avalia que a direita e a esquerda estão cumprindo bem os seus papéis?
RAFAEL SATIÊ – Sou de direita com convicção! Sou a favor da liberdade econômica, da liberdade religiosa, da propriedade privada, do direito à legítima defesa, da vida desde a sua concepção e tantas outras pautas que são caríssimas para nós conservadores. No que diz respeito aos papéis dos espectros políticos é bem claro. No governo do Bolsonaro (direita), tivemos deflação, recorde na bolsa de valores, a maior transferência de riqueza das últimas décadas com o auxílio Brasil, lucros históricos nas estatais e etc.. Isso tudo, com uma pandemia que fora instrumentalizada pela oposição e por parte da imprensa para gerar desaprovação ao governo vigente.
Com todos os pesares, o País fora entregue para o atual governo com as contas no azul e a economia crescendo. Hoje, com o Lula no poder (esquerda), vemos aumento da inflação, queda na bolsa de valores, aumento histórico do dólar, centralização de recurso, corte na educação, prejuízo nas estatais, estagnação da economia e etc. Sem contar, as escolhas ideológicas das relações internacionais que colocam o Brasil ao lado de terroristas e violadores dos direitos humanos. É simples, o Brasil de direita é próspero e animador, enquanto o Brasil da esquerda é fraco e assustador.