Homenagem escandalosa: estátua de Leila Diniz vai custar R$ 180 mil ao contribuinte niteroiense
Para celebrar uma figura escandalosa, um valor igualmente chamativo. Anunciada com pompa pela Prefeitura de Niterói, a estátua de Leila Diniz, que ficará no bairro da Boa Viagem, custará R$ 180 mil ao contribuinte da cidade.
O gasto cinematográfico foi publicado no Diário Oficial desta sexta (05). O artista Rodrigo Pedrosa será o responsável pela obra, que deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2026.
Descrita na publicação como “niteroiense, atriz e estrela do cinema”, Leila Diniz foi um fenômeno de autopromoção na virada dos anos 60 para os 70, que essencialmente se vendeu como um símbolo da “libertação feminina”.
Ficou conhecida por atitudes provocativas, como a famosa entrevista na praia, grávida e de biquíni. Longe de ser unanimidade, alguns a viam como uma “pioneira”, enquanto outros a consideravam apenas uma mulher superficial.
Leila Diniz morreu em um acidente aéreo no dia 14 de junho de 1972, aos 27 anos de idade. O avião da Japan Airlines em que ela viajava, voltando da Austrália, caiu próximo a Nova Déli, na Índia.

