Por Wilton Ribeiro
Há quanto tempo o criminoso violento armado com arma de guerra passou a tirar a paz da sociedade carioca e fluminense?
Pelo menos desde os anos de 1980.
Há quantos anos todas as autoridades municipais, estaduais e federais e a maioria da população sabem que o fator de desequilíbrio entre a capacidade do homem de azul fazer frente ao criminoso violento é o FUZIL?
Desde 1980.
Há quantos anos todos sabem que no Estado do Rio de Janeiro não tem fábrica de FUZIS nem grandes plantações de maconha ou de epadu ou laboratórios fabricantes de cocaína , portanto, que essas ferramentas mortais entram pelas fronteiras secas, molhadas, aéreas , portos, aeroportos , estradas federais , dos quais nenhum centímetro quadrado é competência legal da Polícia Militar.
Qual a polícia no mundo que apreende das mãos dos criminosos 540 FUZIS de guerra em 9 meses.
Só a PM do Estado do Rio de Janeiro
Qual a Polícia Ostensiva em todos o mundo possui estatística de morte de Policiais proporcionalmente acima de Exercitos que lutaram no Vietnam , 2 Guerra Mundial, etc.
Só a PM do Estado do Rio de Janeiro.
Quantas intervenções federais foram feitas na segurança/Policias do ERJ, sem que traços de eficiência , eficácia e efetividade deixasse marcas duradouras ?
Pelo menos duas ou três.
Qual é o País que alguns Estados, principalmente o ERJ suas Policias estão em guerra , porém apoiadas por legislação em tempo de paz?
O Brasil, e principalmente o ERJ.
Qual o ente federativo que possui ordem jurídica diuturna capaz de impedir/ desestimular que a PM use seus recursos e os princípios da conveniência, oportunidade , sigilo, brio profissional, espírito de saga do guerreiro , no combate a criminalidade violenta armada com arma de guerra, cuja única satisfação pessoal criminosa é o domínio territorial ( AFPF 635).
É hora, aliás já passou da hora do antigo e acadêmico Sistema Criminal (Poder Judiciário, Ministerio Público, Defensoria Publica, Polícia Civil, Sistema Penitenciário), no ERJ renascer e voltar a atuar. Sim porque há muitos anos a Polícia Militar está travando essa guerra assimétrica SOZINHA. E se ela parar , a onda bárbara provocada pelo prazer do domínio territorial crminoso, nos transformará em questões de dias em um Haití de 42 mil quilômetros quadrados . Alguém tem dúvida?
Finalizo senhores , dizendo que a coisa não é tão fácil como estão a irresponsavelmente propagar. Se fosse ( 2024 – 1980) igual a 44 anos, já teria sido solucionada . Então deixem os profissionais de Polícia trabalharem. Ajudem a turma que está na linha de frente , com recursos materiais ( pelo menos viaturas blindadas contra tiro de fuzil) e produzam leis que inibam o criminoso armado com arma de guerra e implantador de milhares de barricadas , enfim “ legislação de guerra”.
Sr Cel Menezes e Sr Cel Luciano e toda sua valorosa equipe, parabéns pelo diuturno trabalho em prol da sociedade carioca e fluminense. Que Deus os protejam sempre.
- Cel. Wilton Ribeiro
Ex-comandante-geral da PMERJ