Se há algo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conseguido, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje, é decepcionar os brasileiros. Nada menos que 70% da população acredita que ele não cumpriu suas promessas de campanha. E pensar que ele prometia um “novo Brasil” — pois é, parece que esse Brasil ficou só no discurso.
A desaprovação do governo atingiu 57%, a maior desde o início do governo, enquanto a aprovação continua em queda livre, atinginmdo 40%. A situação é ainda mais crítica entre os eleitores de baixa renda, onde a reprovação subiu de 45% para 49%. Aparentemente, não bastou dizer que o povo “comer picanha”—os preços altos provaram o contrário.
A gestão econômica também continua sendo um pesadelo para os brasileiros. 44% dizem que o governo Lula é pior do que o de Jair Bolsonaro, enquanto 45% afirmam que ele está abaixo do que esperavam. Mas é claro, para o presidente, o problema não está nele, e sim “nas narrativas”.
E não para por aí: a crise do INSS, envolvendo fraudes e escândalos, parece ter colocado mais lenha na fogueira. 31% dos entrevistados responsabilizam diretamente o governo Lula pelo caso, enquanto apenas 14% culpam o próprio INSS. Isso sem falar nas polêmicas declarações da primeira-dama, Janja Lula da Silva, que não ajudam muito a reverter essa má fase.
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros entre 29 de maio e 1º de junho e tem margem de erro de dois pontos percentuais. Será que algum dado milagroso pode salvar a popularidade de Lula? A resposta talvez venha amanhã, com a nova rodada sobre intenções de voto para 2026. Até lá, só resta ao governo torcer para que os números estejam errados.