Firjan pressiona vereadores contra ‘tarifaço’ de Paes na conta de luz

Jefferson Lemos
Representantes da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) se reuniram com vereadores para pedir limites à cobrança e proteção aos pequenos negócio (Divulgação/CMRJ)

O projeto de lei 971/2025, enviado à Câmara pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), acendeu o alerta vermelho entre consumidores residenciais e empresários. A proposta altera as regras da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) e pode provocar aumentos de até 1.270% na conta de luz de grandes consumidores e 74% para famílias de classe média, segundo estudo apresentado por parlamentares.

A reação foi imediata. Nesta quinta-feira (4), representantes da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) se reuniram com vereadores para pedir limites à cobrança e proteção aos pequenos negócios. A entidade prometeu enviar sugestões formais para análise da Câmara.

Projeto de Paes que aumenta a taxa de luz no Rio causa racha na base da Câmara

Impacto direto no bolso do carioca

No mesmo dia, parlamentares se encontraram com representantes da prefeitura e exigiram mais transparência sobre os critérios de cobrança. “É preciso demonstrar quanto cada pessoa vai de fato pagar”, cobrou a vereadora Rosa Fernandes (PSD). Já Paulo Messina (PL) se posicionou contra isenções, mesmo para consumidores de baixa renda — que hoje são poupados se consomem até 100 kWh por mês.
O vereador Pedro Duarte (Novo), autor do estudo que revelou os aumentos, alertou: “Esse reajuste pode inviabilizar negócios e sobrecarregar famílias.”

‘Luz de graça’ cria rombo de R$ 4,5 bi para população pagar

Segurança pública como justificativa

A prefeitura defende que os recursos da nova Cosip serão usados para ampliar a iluminação pública e instalar sistemas de videomonitoramento, como parte de um pacote de segurança que inclui a criação da Força Municipal armada.

Mas a proposta levantou críticas. Provável candidato de Lula ao governo do Estado em 2026, Paes tem sido acusado de oportunismo eleitoral, ao tentar capitalizar sobre a segurança pública — tema que sempre foi bandeira da oposição e uma das maiores preocupações do carioca.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *