Rio de Janeiro oficializa Festa de Purim como data comemorativa estadual

Jefferson Lemos
A iniciativa, de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), estabelece março como período oficial de homenagem à festividade judaica que celebra o livramento dos judeus da perseguição de Hamã (Reprodução)

A partir deste ano, o mês de março terá um novo motivo para celebração no calendário fluminense. A tradicional Festa de Purim, símbolo da resistência e da cultura do povo judeu, foi oficialmente incorporada às datas comemorativas do Rio de Janeiro por meio da Lei 10.870/2025, sancionada e publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (9).

A iniciativa, de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), estabelece março como período oficial de homenagem à festividade judaica que celebra o livramento dos judeus da perseguição de Hamã, poderoso ministro do império persa sob o comando do rei Assuero.

Purim: fé, história e um doce símbolo de superação

Mais do que uma comemoração religiosa, a Festa de Purim reverencia o heroísmo de Ester, figura central do relato bíblico que arriscou sua vida para salvar seu povo. É em memória dessa coragem que os judeus celebram com alegria, fantasias e o tradicional doce “Orelha de Hamã”, feito com massa recheada de frutas secas como uvas ou nozes.

“É uma honra poder incluir essa celebração tão significativa no calendário oficial do nosso Estado. A história de Ester inspira valores como coragem, fé e justiça”, declarou o deputado Rosenverg Reis.

A inclusão da Festa de Purim no calendário estadual é também um gesto de reconhecimento à contribuição cultural e histórica da comunidade judaica no Brasil.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress