Debate entre candidatos à prefeitura do Rio tem propostas e acusações

Jefferson Lemos

Além das propostas para a cidade, as trocas de acusações marcaram o debate desta quinta (12) entre os candidatos a prefeito do Rio, promovido pela Veja em parceria com a ESPM. Participaram os candidatos Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (PSOL), Marcelo Queiroz (PP) e Rodrigo Amorim (União). O prefeito Eduardo Paes (PSD), como esperado pelos demais candidatos, não compareceu, mesmo assim acabou como principal alvo dos ataques dos adversários. O prefeito alegou compromissos de agenda.

O evento já começou quente, com Ramagam acusando Eduardo Paes de integrar a máfia do transporte . Depois, cutucou Tarcísio. “Bolsonaro está comigo. Lula te abandonou”. Ao ser rebatido com a lembrança de um episódio de campanha envolvendo uma confusão com petistas na Tijuca, Ramagem devolveu: “”Sua indignação seletiva não permitiu você dar um pio”, referindo-se ao caso de assédio envolvendo o ex-ministro Silvio Almeida e Anielle Franco.

Durante o debate, enquanto não atacavam Paes, enumerando os defeitos de sua gestão, os candidatos se digladiavam. Tarcísio disparou contra Amorim e Ramagem, a quem chegou a acusar de terraplanista. Amorim, também alfinetou Tarcísio, lembrando que o psolista apoiou Lula, mas que Lula não o apoiou. O candidato do União ainda acusou Tarcísio de usar o caixão de Marielle Franco como palco político. Enquanto isso, Marcelo Queiroz, que também não ficou de fora dos ataques, tentava se apresentar como o candidato da terceira via.

A segurança pública não ficou de fora dos assuntos debatidos. Enquanto Ramagem e Amorim defenderam armar a Guarda, Tarcísio criticou Amorim dizendo que na favela “é tiro, porrada e bomba”. O candidato do União retrucou, afirmando que se for eleito pretende criar uma supersecretaria voltada para as favelas.

Queiroz criticou a política de educação de Paes e a “aprovação automática”. Falou da falta de vagas nas creches e da falta de professores. Conhecido militante da causa animal, disse que defende o Rio “mais caramelo”. “Não porque amo os animais, mas porque isso representa tudo de melhor no Rio. Precisamos de um prefeito, não de um blogueiro”, disparou, referindo-se ao prefeito.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress