O prefeito Axel Grael participou, nesta quinta-feira (15), da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Niterói. Ele abriu seu discurso lembrando sua trajetória profissional e de militância ambientalista e ressaltou a importância da harmonia e da independência entre os Poderes. Diga-se de passagem, harmonia é o que não falta em Niterói, onde há décadas o governo garante maioria no Legislativo.
Mas Grael não falou apenas de si. O prefeito enumerou as obras que realizou na cidade. Disse que o município hoje é um exemplo de resiliência, referindo-se aos investimentos de R$ 1,5 bilhão feitos desde 2013 em contenção de encostas e drenagem, mas não explicou porque até hoje a cidade fica debaixo d’água quando chove.
Ainda em seu discurso, o prefeito firmou o compromisso pessoal de deixar um grande legado para a cidade e anunciou várias entregas para 2024, o que é natural em um ano de eleição.
Em mais um ano que começou sem vagas em creches e escolas para as crianças, Grael disse que fará concurso para ampliar o quadro de profissionais da Educação e prometeu entregar quatro novas escolas.
Prometeu também avançar na modernização da gestão dos hospitais Carlos Tortelly e Mário Monteiro e entregar a Nova Maternidade Alzira Reis, em meio à denúncias sobre a falta de médicos e insumos na rede municipal de saúde.
Axel Grael mencionou a ampliação da malha cicloviária e do Bicicletário Arariboia, mas não explicou o motivo pelo qual não tirou do papel a ciclovia do Fonseca, promessa de seu antecessor, Rodrigo Neves, para quem abdicou, inclusive, do direito de tentar a reeleição.
O prefeito citou a conclusão das obras de urbanização em bairros da Região Oceânica, embora em vários trechos estejam paralisadas.
Falou do avanço nas obras de requalificação no Centro da cidade, onde a população em situação de rua tomou conta das calçadas e lojas não param de fechar as portas.
O prefeito destacou a entrega da pista de atletismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), mas também não explicou por que as obras Cine Icaraí não começaram, enquanto o prédio sofre com constantes invasões.
Por fim, Axel Grael afirmou que a atuação dos parlamentares é fundamental na apreciação das mensagens encaminhadas para a Casa pelo Executivo, como a Lei Urbanística e o subsídio para o transporte público, que se tornaram alvos de polêmica e mobilizam a oposição na Casa, ainda que reduzida.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito. Não somos uma ilha. Naturalmente somos impactados com os desafios que se apresentam para todas as grandes metrópoles do mundo”, disse o prefeito, com razão.
“Temos pela frente um 2024 crucial para todos nós”, concluiu Axel Grael, sem deixar claro se referia-se ao que promete ser a eleição mais acirrada que o grupo político de Rodrigo Neves irá enfrentar.