Oposição se articula para aprovar projeto que dobra pena de bandido reincidente

Jefferson Lemos
Projeto de Lei impede que ministros permaneçam fora do país durante períodos de calamidade pública, estado de emergência ou situações de grande relevância

Deputados da oposição ao governo estão se articulando em Brasília para pressionar pela aprovação do Projeto de Lei 4112/24, que muda o Código Penal e determina que a pena aplicada a réu reincidente será pelo menos o dobro da pena prevista para o crime de origem. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ir a plenário. A proposta vai de encontro à política de desencarceramento do governo Lula.

“Ao criar uma expectativa clara de sanção rigorosa, não apenas penalizamos, mas também promovemos a prevenção da criminalidade”, argumenta o deputado Mario Frias (PL-SP), autor da proposta.

Para ele, a reincidência criminal revela a necessidade de medidas mais rigorosas para desestimular comportamentos criminosos repetidos. O projeto estabelece ainda a revogação das previsões específicas sobre reincidência na parte especial do Código Penal. Essa parte descreve os crimes e as penas correspondentes.

O objetivo da revogação, segundo Frias, é simplificar o ordenamento jurídico, evitando a multiplicidade de normas que podem gerar confusão.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress