Pesquisa da Quaest mostra que é cedo para Eduardo Paes comemorar

Jefferson Lemos

Pesquisa estimulada da Quaest que acaba de sair do forno mostra Eduardo Paes (PSD) na frente da corrida eleitoral, com 51% dos votos. Mas quem acha que o prefeito está reeleito pode estar enganado. No levantamento espontâneo, Paes tem apenas 12%, enquanto o número de indecisos chega a 81%. A pesquisa, que também avaliou a gestão do prefeito, mostra que para a maioria dos entrevistados houve piora na segurança (73%), no trânsito (66%), na saúde (55%) e na educação (52%). Além disso, adversários pretendem explorar o fato de Eduardo Paes ser o candidato de Lula, cuja popularidade vem despencando, como amplamente noticiado. 

Na pesquisa estimulada, Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo, seguido por Tarcísio Motta, do PSOL, com 8%; Rodrigo Amorim (União), com 4%; e Marcelo Queiroz (PP), com 2%. Amorim, que nem lançou oficialmente sua pré-candidatura chama a atenção, por já aparecer na frente de Queiroz. O percentual de indecisos é de 4% e 20% afirmam que votarão branco ou nulo.

O levantamento da Quaest também mostra que a eleição para prefeito promete ser polarizada. Quando os entrevistados são apresentados aos padrinhos políticos dos pré-candidatos, Ramagem é alavancado por Bolsonaro, passando de 11% para 29% na estimulada. Já Paes, quando associado à Lula, cai de 51% para 47%. Os demais, sem padrinho, também perdem pontos. Tarcísio cai de 8% para 5%; Amorim, de 4% para 1%; e Queiroz, de 2% para 1%. 

Como candidato natural à disputa por já ocupar o cargo de prefeito é esperado que Paes atualmente leve vantagem sobre os adversários, que ainda não colocaram de fato suas campanhas nas ruas. Mas até outubro há muito chão e tudo pode acontecer. 

Para a pesquisa, a Quaest entrevistou pessoalmente 1.145 pessoas, entre 13 e 16 de junho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-04459/2025.

  • imagem: Divulgação/Prefeitura do Rio
Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress