Vereadores derrubam veto de Paes e garantem mais transparência na administração pública

Jefferson Lemos

Os vereadores da Câmara do Rio derrubaram nesta terça (18) os vetos parciais do prefeito Eduardo Paes (PSD) ao PL 3016-A/2024, que institui a Política Municipal de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública. O projeto garante mais transparência ao determinar que, sempre que possível, os documentos oficiais dirigidos à população deverão ter versão em linguagem simples, de forma a permitir que os cidadãos consigam encontrar, entender e usar as informações publicadas.

Segundo Tânia Bastos (Rep), autora do projeto, o objetivo é promover uma transparência ativa, o acesso à informação e a participação popular.

“Ao adotarmos uma forma mais simples de comunicação, permitiremos que todos possam entender o que estão lendo. Assim, estamos defendendo a democracia e promovendo a inclusão social”, explica

Embora simples, a linguagem não deverá ser informal. Ela deverá respeitar as normas da língua portuguesa e seguir algumas técnicas, como a redação das frases em ordem direta, o desenvolvimento de uma ideia por parágrafo, o uso de palavras comuns e de fácil compreensão, a utilização de sinônimos de termos técnicos e de jargões, entre outras.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress