Celso do Aba desponta como alternativa em Caxias, onde mais de 80% dos eleitores estão indecisos

coisasdapolitica.com

Pesquisa Quest estimulada, divulgada nesta quinta-feira (20/06), mostra o ex-prefeito José Camilo Zito (PV) na liderança da corrida eleitoral em Duque de Caxias, com 40% dos votos, seguido por Netinho (MDB), pré-candidato da família Reis, com 23/%.

A grande surpresa é o pré-candidato do União, Celso do Alba (foto). O presidente da Câmara alcançou 8% mesmo sem padrinho político, apresentando-se como alternativa aos grupos políticos que governam a cidade há mais de 30 anos. Neste cenário, 6% dos entrevistados disseram estar indecisos; e outros 23% afirmaram que não pretendem votar em ninguém.

Mas ainda é cedo para dizer que Zito já ganhou, já que a pesquisa espontânea mostra que o número de eleitores indecisos chega a 83%. Neste outro cenário, a diferença entre os pré-candidatos despenca. Zito aparece com 7%, seguido de perto por Netinho, com 3% e Celso do Alba com 2%.

Como se não bastasse, o levantamento ainda mostra uma avaliação negativa da gestão do prefeito Wilson Reis, onde 35% consideram ruim sua administração e apenas 16% como boa. Para a maioria dos entrevistados, piorou a situação da violência (70%), do trânsito (64%), da saúde (61%) e do transporte público (53%) na cidade, quadro que pode acabar ajudando o candidato da terceira via a chegar ao segundo turno.

Até outubro há muito chão a ser percorrido e as campanhas ainda não estão de fato nas ruas.

A pesquisa, encomendada pela Rádio Tupi, entrevistou 715 eleitores pessoalmente entre 14 a 16 de junho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3%. Foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-09839/2024, em 13 de junho de 2024.

  • imagem Thiago Lontra/Alerj
Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress