Prefeituras poderão ser impedidas de aplicar multas de trânsito

coisasdapolitica.com

Prefeituras de todo o País poderão ser impedidas de aplicar multas de trânsito aos motoristas. É o que determina o PL 3.663/2024, apresentado pelo senador Cleitinho (REPUBLICANOS- MG). O projeto de lei em tramitação no Senado altera o código para que somente os agentes estaduais possam aplicar multas, cabendo aos agentes municipais as ações educativas de trânsito.

“Manter a atividade sob a competência de dois entes autônomos pode gerar conflitos e injustiça na aplicação das infrações”, argumenta Cleitinho.

Além disso, o senador destaca a importância de medidas educativas, “pois são essas que têm o potencial de criar uma cultura de responsabilidade e respeito no trânsito, contribuindo para a redução de infrações e, consequentemente, para a diminuição da necessidade de medidas punitivas”.

Para Cleitinho, “a educação no trânsito é o caminho mais eficaz para alcançar um trânsito mais seguro e humano”.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) permite que tanto os agentes de trânsito municipais como os estaduais apliquem multas.

Compartilhe Este Artigo
Para enviar sugestões de pautas ou comunicar algum erro no texto, encaminhe uma mensagem para a nossa equipe pelo e-mail: contato@coisasdapolitica.com
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress