Durante a reunião da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminenses, da Alerj, nesta segunda (24), o deputado Luiz Paulo (PSD), que coordena o colegiado, cobrou mais fiscalização para o Metrô Rio. Ele questionou representantes da empresa sobre a paralisação de escadas rolantes e elevadores nas estações, além do andamento das obras da Linha 4, na Gávea, Zona Sul do Rio.
“Recebo inúmeras reclamações, principalmente de passageiros que utilizam a estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, sobre a falta de manutenção das escadas rolantes. Esses problemas não podem ocorrer com tanta frequência. Além disso, há anos os moradores da Gávea convivem com o risco gerado pelo buraco do metrô, sem uma solução definitiva”, pontuou o deputado.
O gerente de Estratégia e Governança Corporativa do MetrôRio, Diego Garcia, explicou que fatores como falta de peças e usuários molhados vindos da praia podem causar a interrupção dos equipamentos. “Estamos cientes dos problemas e acionamos constantemente nossa equipe de manutenção”, garantiu Garcia.
Para reforçar a fiscalização, o CREA-RJ anunciou que realizará vistorias no metrô. “Cada estação precisa contar com um engenheiro credenciado para operar esses equipamentos e garantir sua manutenção. Vamos verificar in loco se essa exigência está sendo cumprida”, declarou o presidente do Conselho. Luiz Paulo confirmou que a Frente Parlamentar acompanhará as inspeções.