Com Bolsonaro contra, Otoni de Paula perde de lavada eleição para presidente da frente evangélica

Jefferson Lemos
Otoni de Paula trocou benção de Bolsonaro pela de Lula e viu candidato apoiado pelo ex-presidente se sagrar vencedor

A grande derrota do deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) – que recebeu metade dos votos de Gilberto Nascimento (PSD-SP) na escolha para a liderança da bancada evangélica no Congresso – mostrou não só a força do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas também que nada pode ser pior do que virar desafeto do bolsonarismo. A bancada evangélica é uma das mais poderosas do Congresso, com 244 integrantes de diferentes partidos, que vão do PL ao PT, apesar de ser majoritariamente conservadora.

Antigo aliado do ex-presidente, Otoni de Paula chegou a ser cotado como favorito para a liderança da bancada, mas foi perdendo prestígio após se aproximar do presidente Lula (PT) e defender a necessidade de dialogar com o governo petista, o que provocou irritação de grande parte da frente evangélica, que resultou na expressiva derrota pelo placar de 117 a 61.

Em outubro, Otoni liderou uma bênção ao presidente Lula durante a assinatura de sua lei que criou o Dia da Música Gospel. Na ocasião, ele se derreteu em elogios ao presidente. Além disso, seu apoio à reeleição de Eduardo Paes (PSD), aliado de Lula na disputa pela prefeitura do Rio, também irritou lideranças religiosas bolsonaristas.

Em sua guerra santa Otoni de Paula provocou um racha na bancada, que pela primeira vez escolheu seu líder por voto, e não por aclamação. No ápice da disputa Otoni chegou a declarar que “a Frente Evangélica não é um puxadinho do Bolsonaro”, aumentando ainda mais o seu isolamento entre boa parte dos evangélicos. A benção de Lula não foi suficiente para livrá-lo da pecha de traidor.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress