O Trevo de Manilha foi assunto principal de uma reunião do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), no Ministérios dos Transportes, onde esteve, nesta semana, acompanhado do deputado federal e presidente interino da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ) e do deputado Guilherme Delaroli (PL). Durante o encontro na Esplanada dos Ministérios, eles cobraram a realização das obras do Trevo de Itaboraí que não saíram do papel.
O contrato firmado com a empresa Eco Rio Minas, prevê a construção de uma alça de acesso na BR-493, ligando a Magé-Manilha à BR-101 e passando por cima do trecho de Manilha. Prefeito e deputados se reuniram com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, para tratar do assunto, que está previsto no contrato de concessão.
Problema crônico de mobilidade
Segundo Marcelo Delaroli, a mobilidade em Manilha é um problema crônico que afeta milhares de moradores e trabalhadores diariamente, tornando a construção da alça de acesso uma prioridade para a melhoria do trânsito na região.
“Sabemos que há muito tempo o povo sofre com o trânsito de Manilha e hoje, nós demos mais um passo importante para mudar essa realidade. Seguimos cobrando para que a Eco Rio Minas cumpra o que foi prometido e que essa transformação aconteça na nossa cidade”, afirmou Marcelo Delaroli.
Concessionária não cumpriu contrato
Atualmente, a concessionária Arteris, responsável pela BR-101, pleiteia a retomada de um projeto antigo que não foi executado. No entanto, a administração municipal e seus representantes estão empenhados em assegurar que a obra prevista no contrato firmado com a Eco Rio Minas seja realizada.
Para o deputado Altineu Côrtes o encontro foi importante para que fossem apresentadas as demandas da população de Itaboraí.
“Ao lado do prefeito Marcelo Delaroli e do deputado estadual Guilherme Delaroli, levamos as demandas da população e reforçamos a urgência de soluções para problemas históricos que afetam milhares de moradores e trabalhadores todos os dias. Nosso compromisso é com uma cidade que avança, com mais infraestrutura, dignidade e qualidade de vida para todos”, declarou Altineu.
Encontro visa obras para acabar com gargalo
O deputado estadual Guilherme Delaroli reforçou o compromisso com a população de Itaboraí e destacou a importância da reunião.
“O Trevo de Manilha, há anos, tem sido um gargalo que causa transtornos diários a milhares de moradores e trabalhadores. Nosso compromisso é com cada cidadão que enfrenta dificuldades para se deslocar, que perde tempo no trânsito e que merece uma cidade com infraestrutura digna. Seguiremos lutando, porque sabemos que Itaboraí tem um potencial gigantesco e merece todo nosso esforço para crescer e prosperar”, declarou Guilherme Delaroli.
Com a reunião, a Prefeitura de Itaboraí reforça sua posição na defesa da mobilidade urbana e da melhoria da infraestrutura viária, garantindo que os compromissos firmados sejam cumpridos em benefício da população. Um Trevo de Manilha devidamente planejado e executado beneficiará não apenas quem passa pelas vias, mas também a produção local, que abrange o polo Gaslub. Essa é uma demanda em que vem sendo cobrada desde que as obras foram interrompidas, pois é um dos maiores pontos de engarrafamento do estado do Rio de Janeiro.
Trânsito no local conhecido por sua lentidão
Localizado em Itaboraí, o Trevo de Manilha é o local onde a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104) encontra as rodovias federais BR-101 e BR-493. A RJ-104, após o trevo, passa a ser chamada de Niterói-Manilha. O trânsito no Trevo de Manilha costuma ser afetado por acidentes e obras emergenciais no viaduto em Itaboraí, quando acaba interditado por tempo indeterminado. Essas obras costumam afetar o trânsito ao longo da BR-101. O trânsito na Niterói-Manilha costuma ser lento em direção à Região dos Lagos.