Preocupado com a situação da democracia na Venezuela, o deputado federal Roberto Monteiro Pai (PL-RJ) pretende convocar as principais lideranças ativistas de direita naquele país para falar sobre as suspeitas de fraude nas eleições venezuelanas, ocorridas no último domingo (28). O pleito foi vencido por Nicolás Maduro, diante de acusações de prisões, censura e bloqueio de redes sociais de opositores, muitos deles tornados inelegíveis.
Neste sentido, o deputado encaminhou ofício ao senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Representação brasileira no Parlamento do Mercosul, e ao deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), vice-presidente, solicitando para uma audiência pública, a convocação da engenheira e deputada Maria Corina Machado, cassada e declarada inelegível; e do candidato a presidente Edmundo Gonzalez, que questionam o resultado das urnas venezuelanas.
Segundo Monteiro, o processo eleitoral venezuelano está sob forte suspeita de irregularidades e fraudes no que tange à contabilização dos votos e há um grande clamor por por parte da comunidade internacional por transparência.
“É de conhecimento mundial o que está acontecendo agora na Venezuela. Então, fica registrado o meu posicionamento. Nós somos a favor da lisura, somos as favor da democracia”, disse Roberto Monteiro Pai em suas redes sociais.