A caminhada do candidato à prefeitura do Rio pelo PL, Delegado Ramagem, arrastou neste domingo uma multidão na Praia de Copacabana. Em clima de descontração, Ramagem deixou de lado o perfil sisudo de delegado da Polícia Federal e dançou o funk que é jingle de sua campanha ao lado da mulher, Rebeca, de sua vice, Índia Armelau (PL), do senador Flávio Bolsonaro (PL), do deputado federal Luiz Lima (PL) e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Anderson Moraes (PL) com direito a trenzinho pela orla.
Vários outros políticos, como o vereador Carlos Bolsonaro (PL) também participaram da “festa” em Copacabana. O jingle é uma paródia do funk “A Barreira Vai Virar Baile”, de MC Darlan, que ironicamente é hit da torcida do Vasco da Gama, time de coração do prefeito Eduardo Paes (PSD), que Ramagem tenta impedir a reeleição.
Para os bolsonaristas, chegou a hora da virada, momento da campanha em que os eleitores começam a escolher seus candidatos, próximo à reta final para o pleito. Para Ramagem, chegou o momento da grande virada rumo à vitória nas urnas.
“Nós vamos para o segundo turno e vamos ganhar essa eleição”, destacou ao lado dos filhos do ex-presidente.
Paes ‘lava as mãos’ para a segurança
Durante a caminhada, Ramagem atacou seu principal adversário, o prefeito Eduardo Paes, candidato de Lula. Disse que o alcaide “lava as mãos” para a questão da segurança pública. O bolsonarista mencionou a necessidade de um projeto de Cidade Inteligente, com câmeras de alta tecnologia e segurança integrada, para enfrentar a violência nas diferentes regiões da cidade e impulsionar o turismo, importante mola propulsora da economia da cidade.
“Segurança, sim, é responsabilidade de todos os governos, do federal, estadual e municipal. Esse prefeito aí lava as mãos. Prometeu segurança e agora ele diz que é responsabilidade de outra pessoa. Ele sabe que veio uma pessoa que sabe de segurança, estuda segurança e está do lado do carioca. Se não tivermos ordem na prefeitura, não teremos ordem em nada mais”, declarou Ramagem para a multidão que o acompanhava, reafirmando seu compromisso com a transparência e se mostrando confiante com o resultado das eleições.
Fim dos cabides de emprego e das ‘caixas pretas’
O delegado prometeu abrir as “caixas pretas” da administração municipal, dizendo que vai trabalhar com transparência para “acabar com essas máfias na prefeitura, como a do transporte e a do Sisreg”.
“Queremos manter as parcerias público-privadas, mas de forma clara e transparente, sem cabides de emprego. O que nós vamos fazer é transparência, abrir essas caixas pretas que estão na prefeitura, essas máfias que estão aí. Por isso nós estamos aqui, por isso nós somos os indicados de Jair Messias Bolsonaro”.
Sem espaço para o oportunismo
Ramagem disse ainda que sua campanha não tem oportunismo, lembrando o apoio do presidente da Embratur, Eduardo Freixo (PT) a Eduardo Paes, apesar de sua longa carreira política no PSOL, em que teve como grande aliado o também candidato à prefeitura Tarcísio Motta.
“Ninguém fala da esquerda que largou o PSOL pela esquerda do Eduardo Paes, oportunistas. Do Freixo que largou o PSOL. Nós da direita somos coerentes com os nossos princípios: Deus, pátria, família e liberdade”, ressaltou Ramagem. “Agradeço a todos os parlamentares que estão aqui hoje e à família Bolsonaro que está comigo desde sempre. Estamos mostrando que somos unidos, não somos oportunistas”, completou.
Apoio das mulheres
O candidato do PL à prefeitura também ressaltou o crescente apoio feminino à sua campanha. Ramagem se comprometeu a implementar políticas públicas voltadas para as mulheres. Disse que vai ampliar o número de creches e oportunidades de qualificação e empreendedorismo para elas.
“As mulheres têm sido fundamentais em nossa campanha. Elas são o verdadeiro centro da família e contarão com todo o nosso apoio na prefeitura. Vamos ampliar as creches e oferecer qualificação para que possam trabalhar e empreender”.
A hora da virada chegou
Por fim, o senador Flávio Bolsonaro pediu apoio da multidão para eleger Ramagem e os candidatos bolsonaristas a vereador que acompanharam a caminhada, como Chagas Bola (PL) e Fernando Armelau (PL). Ele também afirmou que a campanha entra agora em uma fase decisiva, com os eleitores começando a definir suas escolhas.
“Agora é a reta final. É agora que os eleitores começam a escolher seus candidatos de verdade. Então tudo que vocês fizeram até agora, vamos fazer dez vezes mais, porque eu quero ver essa Câmara de Vereadores tomada de políticos de direita, e a Prefeitura do Rio vai voltar, vai voltar a ordem com Ramagem 22”.