O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) em um atual confronto, mostra pesquisa divulgada nesta sexta (24) pelo instituto Paraná Pesquisas. Bolsonaro teria 38,8% contra 36% de Lula. O ex-presidente foi impedido de concorrer em eleições até 2030, mas ainda tenta reverter na Justiça o quadro de inelegibilidade.
A pesquisa também mostra que entre a atual e a ex-primeira dama a preferência é por Michelle Bolsonaro (43,4%), que leva grande vantagem contra Janja (34,7%).
O levantamento reflete ainda o aumento da reprovação do Governo Lula, que vem fazendo com que muitos de seus eleitores se mostrem arrependidos de terem votado no petista. A avaliação negativa da gestão Lula se manteve maior do que a positiva de março para maio.
Quando questionados, 49,6% dos entrevistados disseram que desaprovam o governo Lula, contra 46,2% que aprovam. No mês de março, a desaprovação e aprovação eram, respectivamente, iguais a 48,8% e 46,6%. Dos entrevistados, 9,8% consideram a administração Lula como ruim e 31,3% como péssima, totalizando 41,1%. No levantamento anterior, a avaliação negativa de Lula totalizava 40,5%,
Para a pesquisa foram ouvidas 2.020 pessoas, presencialmente e em todo o Brasil, entre 27 de abril e 1º de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
- imagens Antonio Cruz/EBC e Zack Stencil/PL