Quanto vale uma vida? Jovem morto no DF com golpes de chave de fenda no peito por ladrões de bicicleta expõe impunidade

Jefferson Lemos
Menor de 14 anos participou do crime, que reflete a escalada da violência que assola o país e não poupa nem o Distrito Federal. A morte do jovem, de 22 anos, deixou Brasília em pânico e expõe também a impunidade, já que em pouco tempo o menor estará de volta às ruas, para cometer mais crimes

A escalada da violência que assola o país não poupa nem o Distrito Federal. A morte de um jovem de 22 anos, assassinado a golpes de chave de fenda por bandidos que queriam roubar sua bicicleta, deixou a Brasília em pânico expôs a impunidade. Dois criminosos foram presos e um fugiu.

Mas entre os detidos está um menor de 14 anos, que em pouco tempo estará de novo nas ruas para cometer crimes, o que aumenta a sensação de insegurança entre a população.

Em 2023, o Distrito Federal registrou 347 homicídios, segundo dados do Atlas da Violência 2025.

Salvador: influenciador americano é assaltado e agredido por menores

Menor é preso quando tomava cervejinha após roubar celular

Crime brutal deixa DF em pânico

Apesar do Distrito Federal aparecer como o segundo local mais seguro do país no último levantamento divulgado, não é essa a sensação percebida pela população, que reclama de frequentes casos de estupro e assaltos, como o e Marcus Vinícius Paulino Candeira da Silva, de apenas 22 anos, que no último sábado perdeu a vida de forma brutal em Santa Maria, na divisa com Goiás.

O jovem foi atacado por três criminosos que tentavam roubar sua bicicleta. Ao reagir, foi golpeado diversas vezes no peito com uma chave de fenda.

O crime, que chocou a população, escancara a banalização da vida e a impunidade que parece imperar nas ruas. Dois suspeitos foram detidos no mesmo dia, entre eles um menor de 14 anos, que foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente. O terceiro envolvido segue foragido.

Marcus Vinícius Paulino Candeira da Silva, de apenas 22 anos, perdeu a vida de forma brutal em Santa Maria

Legislação ultrapassada alimenta violência

A legislação brasileira, frequentemente criticada por sua leniência em casos envolvendo menores infratores, mais uma vez levanta debates sobre a necessidade de reformas.

O adolescente detido, amparado por leis que garantem penas mais brandas, poderá estar de volta às ruas em pouco tempo, reacendendo o temor de que novos crimes sejam cometidos sem consequências severas.

Projeto de Pazuello endurece exigências para reduzir pena de condenado por tráfico de drogas e amplia motivos para internação de menores

O caso está sendo investigado como latrocínio — roubo seguido de morte — pela Polícia Civil do Distrito Federal.

Enquanto isso, familiares e amigos de Marcus Vinícius lamentam a perda precoce de um jovem que teve sua vida interrompida por criminosos que, por uma bicicleta, não hesitaram em matar.

Compartilhe Este Artigo
Jefferson Lemos é jornalista e, antes de atuar no site Coisas da Política, trabalhou em veículos como O Fluminense, O Globo e O São Gonçalo. Contato: jeffersonlemos@coisasdapolitica.com.br
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress