O Secretário de Estado das Cidades do Rio de Janeiro, Douglas Ruas e a Subsecretária Executiva, Maria Gabriela Bessa participam do Smart City Expo, importante evento dedicado à discussão de cidades inteligentes e sustentáveis, realizado em Curitiba, Paraná.
Niterói: cidade inteligente, mas nem tanto | Coisas da Politica
De acordo com Douglas Ruas, o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas entre diferentes municípios, estados e setor privado é fundamental para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e preparadas para enfrentar os desafios do presente e futuro como os eventos climáticos extremos.
“Eventos como o Smart City Expo nos permitem aprender com as iniciativas bem-sucedidas de outras localidades e adaptar essas soluções à realidade do Rio de Janeiro”, afirmou o secretário.
Durante sua participação no evento, Ruas debateu sobre algumas iniciativas implementadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para promover a sustentabilidade e a resiliência urbana, como a expansão da implantação da malha cicloviária, nos municípios de São Gonçalo e Itaboraí que ao término das obras do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada) e da requalificação urbana das obras da Avenida 22 de Maio irá somar quase 30 quilômetros de ciclovia. Além disso, o secretário aproveitou para conhecer as novidades e tendências sobre planejamento urbano.
Sobre o evento
A 6ª edição do Smart City Expo Curitiba teve início nesta terça-feira (25), no estádio Ligga Arena. Até até quinta-feira (27), estão sendo discussões sobre as cidades inteligentes. O fórum é considerado o mais importante sobre smart cities nas Américas e a expectativa é que até o fim do evento mais de 20 mil pessoas participem do congresso e da feira de exposições.
Além do novo endereço, neste ano o fórum internacional tem como temática principal: “Transformando cidades: construindo felicidade”. Durante os dias de evento, especialistas em planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade vão apresentar experiências e soluções, bem como discutir os desafios das cidades nas próximas décadas.
Organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, O Smart City Expo Curitiba 2025 conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.
Nomes consagrados
Ente os palestrantes brasileiros do evento, destacam-se nome como Marcos Troyjo, diplomata, economista e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (o Banco dos BRICS); Edson Yabiku, arquiteto paranaense que liderou projetos como do Masdar Institute e do Central Market Souk em Abu Dhabi e do Eurogarden Maringá; e André Agra, coordenador do Espaço Cidadania Digital do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB).
Já entre os estrangeiros o desaque é ára os colombianos Martha Lucía Guriérrez Echeverri, secretária geral da Simus, rede especializada mobilidade urbana sustentável na América Latina e Santiago Murillo, diretor do Smart City em Cartagena das Índias e especialista em inovação urbana e desenvolvimento sustentável; e a panamenha Betty Chemier, head de experimentação na UNDP Accelerator Labs, maior rede de aprendizado do mundo sobre desafios complexos de desenvolvimento sustentável.
Evento fica maior a cada ano
O Smart City Expo Curitiba cresceu a cada edição em número de expositores, palestrantes, participantes e negócios realizados. A primeira edição reuniu, em 2018, com 5,4 mil participantes, em dois dias. Em 2024, com três dias de fórum, o número de participantes triplicou, com o recorde de 16,8 mil pessoas.
A edição 2025 reúne conhecimento, inovação e networking para impulsionar soluções urbanas mais sustentáveis, conectadas e humanas. Os temas abordados neste ano incluem inovação em mobilidade, energia, governança, startups e sustentabilidade, refletindo as transformações que marcarão o setor em 2025 e nos próximos anos.
Uma novidade desta edição trata-se da área “Business”, voltada para conexões e oportunidades de negócios, consolidando o Smart City Expo Curitiba como um hub de networking e inovação. A área externa do evento abriga o Tomorrow Mobility, em que serão destacadas tecnologias de mobilidade urbana sustentável, integração multimodal, políticas inovadoras e soluções colaborativas que transformam os deslocamentos nas cidades.
Como se não bastasse, o Smart City Expo Curitiba 2025 sedia o 120º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que reúne autoridades públicas e especialistas das áreas de transporte coletivo e trânsito de todo o país.